Pilar Social

Saúde e segurança e padrões e condições de trabalho

Ao garantir a saúde mental, física e a segurança do trabalhador, estamos reduzindo riscos de acidentes e proporcionando um ambiente seguro e saudável para o nosso maior capital, os mais de 15 mil colaboradores diretos e indiretos de nossas unidades. Esse é um tema material para a companhia e é de responsabilidade de todos, do operacional ao Presidente do Grupo. Sua gestão é tratada pelas áreas de QSMA e Recursos Humanos da companhia que juntas cuidam dos programas Bem Viver e OPS! - Operação, Produtividade e Segurança.

 

O OPS!, criado pela área de QSMA, tem por objetivo solidificar uma cultura nas empresas do Grupo Solví de escolha consciente e deliberada quando se trata de risco. Trata-se de uma ferramenta que tem seu foco na conscientização pessoal para elevar o nível de sensibilização e reduzir ou eliminar a frequência de decisões e comportamentos não seguros.

 

O Bem Viver nasceu de uma iniciativa multidisciplinar, que envolve as áreas de Pessoas e QSMA. Proporcionando bem estar de todos, seja evitando as doenças provocadas pelas lesões ou trazendo saúde emocional e física, a empresa garante que as tomadas de decisões diárias de cada um sejam as melhores possíveis. O programa se sustenta em cinco pilares: Ergonomia e prevenção às lesões; exames e diagnósticos; saúde mental; incentivos, parcerias e a comunicação com os colaboradores e a gestão dos dados.

 
20210409_111005.jpg
ODS 03.webp
ODS 08.jpg

Diretrizes de combate ao trabalho infantil, trabalho forçado ou obrigatório

 

O Grupo Solví repudia o trabalho infantil e qualquer forma de trabalho forçado que reduza o homem à condição de escravidão ou equivalente. Esse é um dos nossos temas materiais e temos o compromisso de garantir que nossos fornecedores e parceiros compartilhem desses mesmos princípios. Temos instrumentos que nos direcionam e estabelecem ações afirmativas de controle e consequências em casos de violações.

Todos os contratos com fornecedores contêm, em cláusulas específicas, o compromisso com o cumprimento de condutas éticas e alinhadas aos valores do Grupo Solví, como previsto no Código de Conduta que encoraja a adoção de medidas de combate ao trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo. Todos os terceiros cadastrados para transações de Alto Risco são submetidos a verificações de Compliance. A empresa dispõe de canais de denúncia, que poderão ser utilizados por qualquer pessoa, seja colaborador ou não. Não há e nunca houve nenhum caso de trabalho infantil ou análogo a escravidão em nossas operações.

Barrido Lima 2.JPG
ODS 08.jpg
ODS 16.jpg

Satisfação dos clientes

 
shutterstock_278576072.jpg

Para garantir alinhamento e eficiência, desenvolvemos o Programa de Gestão de Contratos - PGC, atrelado ao MES - Modelo de Empresariamento Solví, que permite a prevenção de riscos e impactos sobre o negócio. O PGC tem como objetivo guiar a gestão dos negócios do Grupo Solví no decorrer da execução contratual garantindo a rentabilidade esperada, a retenção de conhecimento e a continuidade nas ações da gestão.

Diversidade

 

A boa produtividade é um impacto positivo relacionado com a diversidade do público interno do Grupo e esse posicionamento influencia também o nosso entorno a tornar-se mais inclusivo. Firmamos na nossa Política de Sustentabilidade o compromisso de evitar qualquer tipo de discriminação, promover uma cultura inclusiva e diversa para todos o colaboradores pertencentes à grupos considerados como minoritários e fortalecer os programas sociais do PPCS. Em nossas operações, procuramos promover a diversidade de gênero, raça, etnia e orientação sexual. A diversidade de gênero é contemplada em todos os níveis da hierarquia da Solví, começando pelo próprio Conselho que conta com duas mulheres em sua composição.

 

Na área operacional, apesar de ser um segmento com predominância masculina, nosso quadro conta com profissionais mulheres em cargos de motoristas de veículos pesados, encarregadas e chefias de operações, entre outros. Em 2021 criamos a campanha “Fazer História é coisa de mulher”, estruturada pela área de Pessoas e Comuncação, que levou para as redes sociais do Grupo como esse cenário é tratado pela empresa.

 

A Diretoria de Pessoas e Comunicação é responsável por monitorar, avaliar e oferecer programas de inclusão e de formação para os colaboradores. Para tanto, conta com a Academia de Excelência desenvolvendo cursos e capacitações direcionadas aos diversos públicos internos da Companhia. Usamos ferramentas como a Pesquisa de Clima Organizacional e seus resultados demonstraram que estamos no caminho certo para cumprir o desafio de figurar entre as 100 melhores empresas brasileiras para se trabalhar.
 

IMG_9984.png
ODS 05.webp