Matriz de Materialidade > Preservação do Solo

Preservação do Solo

ESSENCIS JOINVILLE.jpg
ODS 03.webp
PDS 12.png
ODS 15.webp

Nossas Unidades de Valorização Sustentável são planejadas e implantadas dentro das melhores e mais inovadoras técnicas de engenharia garantindo que não ocorra contaminação do solo e do lençol freático, recursos naturais importantíssimos para o planeta. Somos engajados com nossos compromissos ambientais e seguimos rigorosamente as normas técnicas nacionais e internacionais para a implantação das nossas tecnologias de valorização de resíduos, fiéis a padrões de construção e utilização de materiais que garantam a qualidade da infraestrutura.

 

Nossos aterros são construídos a partir de um complexo projeto de engenharia que contempla sistema de impermeabilização do solo, sistema de captação de chorume e drenagens pluviais. Esse sistema é rigorosamente controlado e monitorado ao longo de todo o ciclo de vida do aterro e asseguram que não exista impacto de contaminação do solo, garantindo a preservação do meio ambiente e segurança ambiental.


Ativo 3.png
Ativo 1.png

Garantimos a partir de tratamentos primarizados ou terceirizados o tratamento eficiente do chorume gerado nos nossos aterros a partir da decomposição dos resíduos. O tratamento resulta na geração de água de reuso com padrões de qualidade garantido pelas normas nacionais. Reiteramos nosso compromisso ambiental com a sociedade, contribuindo para a redução do impacto no solo a partir da contaminação por resíduos sólidos no Brasil. Nossos aterros sanitários contribuem para a erradicação dos lixões existentes no Brasil, que ainda representam, aproximadamente, 40% no território nacional (fonte: Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2021, Abrelpe, 2021).

 

Nossas tecnologias de valorização de resíduos também representam um papel significativo no gerenciamento de áreas contaminadas, através da recuperação e reabilitação de áreas contaminadas. A tecnologia de dessorção térmica garante a descontaminação de solos, permitindo sua circularidade para outros fins. Assim, como a tecnologia de coprocessamento, que utiliza solo contaminado como insumo para combustível derivado de resíduo.

 

Na busca constante por melhorias ambientais e operacionais, investimos em inovação e auditorias ambientais anuais que evidenciam através da avaliação técnica de dados operacionais e de monitoramento da qualidade do solo e da água nosso rigoroso compromisso com o meio ambiente. Sendo assim, as UVSs são preparadas para gerenciar resíduos gerados pela população e por empresas, contribuindo para evitar a contaminação do solo.

Tecnologia de ponta

Segurança Ambiental

Inovação

Controle rigoroso