Fatos e Dados sobre os desafios ambientais em 2025
- Rede + Comunicação
- Mar 10, 2025
- 2 min read
O ano de 2025 traz à tona um cenário ambiental cada vez mais complexo, com o planeta enfrentando os impactos das altas temperaturas, da escassez da água e do desmatamento acelerado, além da possível extinção de algumas espécies.
Esses desafios exigem uma ação global coordenada para promover soluções sustentáveis, mas também abrem espaço para a inovação e o engajamento de empresas que trabalham para mitigar esses impactos de maneira eficiente.
Veja quais são alguns dos principais desafios desse ano:
Crise Climática e Aquecimento Global
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM)¹, foi confirmado que 2024 foi o ano mais quente já registrado e, inclusive, que acabamos de vivenciar o primeiro ano com uma temperatura média global superior ao limite de 1,5°C, limite estabelecido pelo Acordo de Paris, tratado internacional que visa combater as alterações climáticas.
Com isso, um dos maiores desafios a serem enfrentados será o aumento da intensidade e da frequência de eventos climáticos extremos como enchentes compostas e precipitações intensas causadas por múltiplas condições climáticas, atribuídas à influência humana. Essa tendência é confirmada pelas projeções recentes do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC)².
No entanto, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatiza que “ainda há tempo para evitar o pior da catástrofe climática. Mas as lideranças políticas devem agir - agora.”. Além disso, empresas precisam adotar estratégias para reduzir emissões de carbono e impulsionar a utilização de energia limpa e renovável.
Gestão da Água
As mudanças climáticas, atreladas a outros fatores como o desmatamento para agricultura e a urbanização desenfreada, também tem alterado os padrões de precipitação, resultando em secas prolongadas e redução da disponibilidade de água potável.
Segundo pesquisas da ONU, foi constatado que lagos e outros corpos de água superficiais estão encolhendo ou desaparecendo completamente em 364 bacias hidrográficas ao redor do mundo. Além disso, o fluxo dos rios diminuiu significativamente, a poluição da água ambiente está aumentando e a gestão hídrica enfrenta desafios cada vez maiores.³
Com a escassez se agravando, é essencial intensificar e desenvolver o uso de tecnologias de gestão eficiente, como sistemas de reutilização e uso consciente da água , e implementar em uma gestão integrada dos recursos hídricos unindo cidadãos, entidades governamentais e empresas do setor privado.
Preservação e Restauração da Biodiversidade
Outro grande desafio é frear os impactos negativos das atividades humanas sobre a fauna e flora silvestre. Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a Mata Atlântica, segunda maior detentora de biodiversidade das Américas, abriga 11,8 mil espécies de animais e plantas avaliadas em 2022. Destas, 24,1% (2.845) estavam ameaçadas.⁴
Logo, a preservação e restauração de ecossistemas naturais são vitais para combater os impactos das mudanças climáticas. Soluções baseadas na natureza, como reflorestamento e proteção de espécies em extinção, devem ser uma das prioridades.
Em 2025, não há mais tempo para inação. Soluções inovadoras e práticas sustentáveis precisam ser implementadas imediatamente. É necessário um trabalho colaborativo e proativo em prol dessas mudanças. Como por exemplo, cobrarmos empresas a adotarem práticas mais sustentáveis.
A Solví tem o compromisso de apoiar essa transformação, garantindo um futuro mais sustentável para todos. E juntos, vamos lutar por um futuro mais verde.
O momento de agir é agora!


