top of page

Por que certificar?

  • Writer: Rede + Comunicação
    Rede + Comunicação
  • Jan 26, 2023
  • 3 min read

Em um universo corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo as empresas precisam cada vez mais aperfeiçoar os seus processos, produtos e serviços. É preciso estar um passo à frente da concorrência e se tornar a opção mais atrativa para os seus clientes.


Mas o que atrai verdadeiramente um cliente? Ou melhor, como uma empresa pode atingir um diferencial perante o mercado a ponto de fidelizar o cliente de forma profunda?


Podemos citar preços, agilidade, inovação, criatividade, sustentabilidade... e principalmente QUALIDADE. E quando falamos de QUALIDADE, falamos da: “propriedade que determina a essência de um ser ou uma coisa”(...). Logo, garantir a QUALIDADE de um processo, produto ou serviço é garantir também a essência da sua empresa incorporando a sua missão, visão e valores dentro de cada pequeno até os mais complexos processos.


E falando em garantir, nada mais sólido do que certificar. Ou seja, “declarar com provas”.


A certificação ISO se consolidou ao longo do tempo como um dos indicadores de qualidade mais importantes para uma empresa no mundo corporativo, e transmite a credibilidade necessária para confirmar e ratificar para o cliente o compromisso da empresa com as melhores práticas em seus processos, produtos e serviços.


Recentemente, tive a oportunidade de participar de um processo de 4 certificações ISO da unidade na qual exerço um cargo de supervisão operacional, e claro, tive que me aprofundar no tema, e o processo de preparação para as auditorias começou há mais de um ano. Afinal, mais importante do que receber a recomendação da certificação na auditoria, era preciso ajustar todas as práticas e processos da unidade a fim de garantir a continuidade pós auditoria.


A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada oficialmente em 1947 e sediada em Genebra, na Suíça, cujo propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Muitos países integram esta importante organização internacional especializada em padronização no Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


O objetivo principal da organização é estabelecer métricas e indicadores de qualidade que devem ser seguidos ao redor do mundo, levando em consideração o corebusiness e o porte de cada empresa. Sendo assim, a Certificação ISO consiste em um processo de avaliação das empresas em relação a essas normas. Assim, serve para atestar se estas estão seguindo os padrões internacionais de qualidade e atuação.


Do processo que participei, muitos foram os desafios de organização e adequação na busca de atingir o padrão de qualidade necessário para receber a recomendação. Mas ao mesmo tempo, todo o desafio e preparação trouxe um conhecimento e amadurecimento muito grande para toda a equipe, envolvendo todo o corpo de profissionais desde a ponta até a alta gestão. Atingimos o nosso objetivo e após auditoria realizada pela QMS Brasil, foi recomendada a certificação da unidade para: ISO 37001 - Sistema de Gestão Antissuborno, ISO 9001 - Gestão da Qualidade, ISO 45001 - Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional e ISO 14001 - Gestão Ambiental.


Com essa certificação a unidade avança com um Sistema de Gestão Integrado (SGI), onde seus processos estão organizados, controlados e incorporados com as melhores práticas do mercado levando a unidade a um outro patamar de posicionamento no mercado e aumentando a sua atratividade perante aos seus clientes.


Mas agora o desafio é outro. Mais importante do que ter os certificados nas paredes da unidade e no portfólio de serviços é preciso continuar o trabalho arduamente dia após dia e garantir que todas as atividades da unidade, desde as mais simples até as mais críticas reflitam a essência da empresa com foco na qualidade dos resultados, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente, responsabilidade social e compliance. Afinal, certificar é atestar a qualidade, é criar as raízes necessárias para que a empresa possa perenizar o seu negócio e crescer com sustentabilidade por mais e mais anos.


 
 
bottom of page