Sistemas de Proteção Ambiental em Aterros Sanitários
- Rede + Comunicação
- Jan 12, 2023
- 1 min read
O aterro sanitário é uma obra de engenharia e atualmente a solução mais adequada em termos ambientais para a disposição final de resíduos sólidos gerados diariamente nos centros urbanos. Pois através da utilização de técnicas construtivas é que se torna possível implantar e operar de forma correta atendendo a todos os requisitos exigidos por lei, assim como, todos os parâmetros ambientais.
Diante dessa premissa, qual o método mais adequado para garantir a proteção e a segurança ambiental de um aterro sanitário? Desse modo, surge a necessidade da implementação e utilização do sistema de proteção ambiental, o qual é objeto de estudo deste artigo e tem como objetivo demonstrar as técnicas construtivas que o compõe.
A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre aterros sanitários. Para isso, as buscas foram concentradas principalmente em livros, revistas, artigos, dissertações, teses de mestrado e leis que abordam temas voltados à política nacional de resíduos sólidos urbanos. Além de normas técnicas brasileiras que preceituam parâmetros de projetos, implantação e operação de aterros sanitários.
Os resultados obtidos, mostram que sem a utilização correta desse sistema, a segurança ambiental pode ser comprometida causando sérios danos ao ecossistema e, por sua vez, a população. Portanto, o sistema de proteção ambiental torna-se imprescindível para garantir a correta destinação de resíduos sólidos urbanos e a segurança ambiental em aterros sanitários.


